Veja as melhores ilhas da Europa para fugir do agito e curtir o melhor da natureza

Schiermonnikoog, Holanda

Holanda é mais conhecida por canais, diques e ilhas tropicais holandesas do Caribe, como Bonaire e Curaçao, do que pelas ilhas de areia ao longo da costa do Mar do Norte do país. Mas uma das ilhas mais pacíficas da Europa o aguarda em Schiermonnikoog, nas ilhas da Frísia Ocidental, localizada na costa norte da Holanda, em uma enseada rasa do Mar do Norte chamada Mar de Wadden.

Lar de apenas 950 pessoas e uma cidade solitária, Schier, como os locais chamam a ilha, é principalmente um parque nacional, coberto de dunas e florestas e com algumas das praias mais intocadas da Europa.

Heimaey, Vestmannaeyjar, Islândia

Lar de mais papagaios-do-mar do que pessoas, a ilha de Heimaey em Vestmannaeyjar (Ilhas Westman), na costa sul da Islândia, parece ter saído de um livro de histórias, com falésias verde-esmeralda pontilhadas de ovelhas, uma extensa praia de areia preta e cavernas marinhas escancaradas em sua costa acidentada.

“Só a vista de Heimaey é de tirar o fôlego”, diz Eyrún Aníta Gylfadóttir, do Hotel Ranga, um hotel na Islândia continental que regularmente envia hóspedes em passeios de balsa para as Ilhas Westman, uma travessia de 40 minutos.

“O porto é cercado por altas falésias e abriga aves marinhas de vários tipos, como papagaios-do-mar, ganso-patola do norte, fulmar do norte e cagarro”, diz ela.

Uma erupção vulcânica cataclísmica em Heimaey em 1973 cobriu a área em 200 milhões de toneladas de cinzas e lava, mas milagrosamente apenas uma morte foi relatada. Hoje reina a paz absoluta, com trilhas solitárias para explorar e vistas do oceano.

Apenas cerca de 4.500 pessoas compartilham Vestmannaeyjar com quase um milhão de pares de papagaios-do-mar que compõem a maior colônia de papagaios-do-mar do Atlântico no planeta. A época de reprodução, entre abril e o final do verão, vê os pássaros saindo das falésias e carregando peixes para seus filhotes em tocas nas falésias.

Ilha das Flores, Açores, Portugal

Uma das ilhas mais remotas de um arquipélago já remoto, a Ilha das Flores, no extremo oeste dos Açores, é o sonho de qualquer amante da natureza.

Lagos de crateras azuis profundas, encostas verdes vívidas, vales profundos, cachoeiras e fontes termais ferventes estão entre as vistas sobrenaturais da ilha vulcânica de 142 quilômetros quadrados que abriga cerca de 3.400 pessoas, onde você pode chegar por meio de voos de outras ilhas açorianas

“Nesta ilha você tem a sensação de estar em outro mundo. Sem poluição, sem estresse, sem barulho” diz Gabriela Silva, 69, que nasceu em Flores e ainda mora na ilha perto de um Airbnb que aluga para hóspedes.

“O mar ao redor é muito limpo, azul profundo e você pode mergulhar e sentir a sensação de estar na casa dos deuses.”

Um dos locais mais mágicos das Flores é a Rocha dos Bordões, uma formação geológica de colunas de basalto envoltas em vegetação que mais parece o cenário de um filme de dinossauro.

Com apenas 26 quartos, o Hotel das Flores é o maior hotel da ilha, localizado na principal cidade portuária da ilha, Santa Cruz das Flores. Lugares para aluguel de temporada estão espalhados por toda a ilha.

Fonte: CNN